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18 de maio de 2023
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Qual é a diferença entre fulfillment e dropshipping?

Descubra qual a diferença entre ulfillment e dropshipping e como implementar o primeiro em seu e-commerce.

O que você vai encontrar neste artigo:

O fulfillment e o dropshipping são dois conceitos muito comuns quando se fala em logística para e-commerce. Mas você sabe o que eles significam? E qual a diferença entre eles?

Aqui, você confere essas e outras informações sobre fulfillment e dropshipping. Continue a leitura e saiba mais sobre essas alternativas!

imagem de pequenas caixas sobre o teclado de um laptop

O que é fulfillment?

O fulfillment é um conjunto de ações que envolvem o gerenciamento e execução de pedidos de uma empresa, desde o armazenamento da mercadoria, passando pelo momento em que o cliente faz o pedido até a entrega do produto.

Essa solução logística possui diversas etapas e todas passam por um processo de padronização e otimização, para tornar o processo mais enxuto. 

Normalmente, o fulfillment envolve o recebimento do pedido, a separação e embalagem, o envio do produto e acompanhamento da entrega por meio de rastreamento. Em alguns casos, pode contemplar a logística reversa.

O objetivo principal é garantir que o cliente receba seu produto de forma rápida, eficiente e com alta qualidade. Isso aumenta a possibilidade de conquistar sua satisfação com a compra, bem como de fidelizar o cliente à marca.

A empresa pode implementar e coordenar o seu fulfillment por conta própria. No entanto, nem sempre possui orçamento disponível para isso. Se for esse o seu caso, existe uma solução: a terceirização do fulfillment.

Ao terceirizar, toda a operação e gestão logística é feita por uma prestadora de serviços. Isso possibilita que a empresa tenha uma logística de qualidade a um custo menor do que montar a operação do zero.

Dropshipping: o que é?

O dropshipping é um modelo de negócio em que uma loja virtual não mantém um estoque físico dos produtos que vende. Em vez disso, ela faz parceria com um fornecedor ou fabricante que envia o produto diretamente para o cliente final.

Isso significa que o varejista não precisa investir em estoque nem gerenciar o processo de envio ao cliente. É justamente por isso que acaba sendo uma alternativa interessante para quem deseja abrir um e-commerce, mas tem um orçamento muito reduzido para investir em estoque e estruturar uma operação logística.

O funcionamento do dropshipping é bastante simples: o lojista exibe os produtos do fornecedor em seu e-commerce. Quando um cliente faz uma compra, o lojista realiza o pedido diretamente com o fornecedor, que envia o produto para o cliente em nome do e-commerce.

Embora o modelo de dropshipping possa oferecer muitas vantagens, como baixo investimento inicial e a possibilidade de ter uma variedade maior de produtos na loja virtual, também pode ter alguns desafios, como uma margem de lucro menor e a falta de controle sobre o processo de envio e entrega.

Fulfillment e dropshipping: qual a diferença?

Embora o fulfillment e o dropshipping tenham a logística como um tema em comum, ambos não são a mesma coisa. O primeiro se refere a um conjunto de ações inerentes ao gerenciamento e execução de pedidos.

Ele abrange toda a operação logística, desde o armazenamento de mercadorias até a entrega do pedido ao cliente. Envolve uma série de processos, como a gestão do estoque, processamento do pedido, separação e embalagem, envio e rastreamento do pedido.

Já o dropshipping é um modelo de negócio em que a loja virtual não mantém estoque físico dos produtos. Para atender seus clientes, ela faz parceria com um fornecedor que envia diretamente o produto para ao consumidor final.

Isso quer dizer que o lojista não precisa investir em estoque, muito menos estruturar um processo de envio de pedidos para os clientes. Por isso, o custo de manutenção desse tipo de negócio é reduzido.

Leia também:

>>> Fulfillment para pequenas empresas: o que você precisa saber

Qual o impacto de cada um na logística?

O fulfillment possibilita que a empresa tenha maior controle sobre sua operação logística. Desse modo, consegue lidar rapidamente com eventuais contratempos, conseguindo garantir a melhor experiência de compra para o cliente.

Já no modelo dropshipping, o lojista não tem controle algum sobre a parte logística, porque quem cuida dela é o fornecedor. Isso tem um lado positivo, porque reduz a carga de trabalho do empreendedor.

No entanto, pode proporcionar uma experiência ruim ao cliente se houver algum problema com a entrega. Isso acontece porque nem sempre o cliente separa o e-commerce do fornecedor. Para ele, tudo é uma coisa só.

Acaba que o e-commerce recebe a reclamação e precisa tratar o problema diretamente com o fornecedor. Como ele não tem controle sobre estoque e logística, não consegue solucionar problemas com rapidez, dependendo de terceiros.

Como investir em fulfillment?

Tem interesse em abrir uma loja online e quer ter uma logística eficiente? O investimento em fulfillment para e-commerce é a melhor opção.

Não é para menos, afinal, possibilita que a empresa tenha um espaço adequado para armazenamento de mercadorias. Além disso, garantirá uma operação logística otimizada, de qualidade, ao menor custo possível.

Se optar por implementar o fulfillment por conta própria, é importante saber que precisará realizar um investimento alto em armazenamento, estruturação da operação e tecnologias para controle de estoque.

Não tem um orçamento robusto para isso? Então, a melhor solução é a terceirização do fulfillment. Neste caso, o e-commerce delega a operação logística para uma empresa especialista, que assume os processos.

Assim, garante-se que a operação seja feita por especialistas, com qualidade, no menor prazo e com custo reduzido, possibilitando que a empresa tenha uma melhor margem de lucro e uma logística eficiente sem estruturá-la do zero. 

Como a Roger pode te ajudar?

A Roger é uma empresa especialista em fulfillment e pode te ajudar na implementação dessa solução! Cuidamos das etapas de recebimento e armazenamento de mercadorias, da separação e embalagem de pedidos, do despacho e do transporte ao cliente final.

Temos centros de distribuição em áreas urbanas, inclusive uma unidade de fulfillment em São Paulo, deixando seu estoque mais próximo de seus clientes. Assim, conseguirá oferecer diferenciais como a entrega no mesmo dia.

Além disso, a Roger conta com tecnologia moderna que possibilita automatizar o processo de fulfillment, disponibilizando informações sobre estoque e pedidos em plataforma para acompanhamento em tempo real.

Entre em contato com a Roger Fulfillment e descubra detalhes sobre o serviço, inclusive como contratá-lo!

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>>> Dropshipping: o que é e como funciona?

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