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24 de abril de 2023
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Fulfillment para pequenas empresas: o que você precisa saber

Confira as vantagens do fulfillment para pequenas empresas e como contratar esse serviço.

O que você vai encontrar neste artigo:

O fulfillment para pequenas empresas é a solução para ter uma logística de qualidade a um bom custo-benefício. Com ele, sua empresa tem uma operação eficiente, que contribui para que conquiste resultados.

Mas, afinal, o que é o fulfillment? Como ele funciona? Aqui, você descobre essas e outras informações sobre essa solução. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber!

imagem de mulher com seu pequeno estoque de entrega fazendo conferência com leitor de código de barras em mãos

O que é o fulfillment para pequenas empresas?

O fulfillment é o conjunto de processos que envolve a logística de uma empresa. Ele abrange desde o recebimento e armazenamento de mercadorias até o despacho e transporte ao cliente final, bem como a logística reversa.

Pensa-se na operação logística como um todo, atuando e estruturando processos para que ela aconteça de maneira otimizada, contínua, sem erros ou retrabalhos. Com isso, a empresa passa a ter uma logística que funciona, cumpre prazos e não tem desperdícios.

A própria empresa pode implementar e coordenar seu fulfillment, mas isso é algo que exige tempo e um custo alto. Não é para menos, uma vez que é preciso investir em armazenamento, sistemas de gerenciamento de estoque, criação e padronização de processos, equipe, entre outros.

Portanto, nem todo negócio consegue estruturar seu próprio fulfillment, principalmente quando se pensa em pequenas empresas, que têm um orçamento mais limitado.

É justamente aí que surge o fulfillment para pequenas empresas, que é um serviço voltado à estruturação da operação logística de negócios de pequeno porte. 

Neste caso, o empreendedor terceiriza sua operação logística, delegando-a para uma empresa especializada em fulfillment. Assim, garantirá maior eficiência logística sem ter custos elevados para isso.

Fulfillment para pequenas empresas: como funciona?

O serviço abrange diferentes etapas do processo logístico, como as de recebimento e armazenamento de mercadorias, separação e embalagem, despacho e transporte, pós-venda e logística reversa.

Portanto, ao contratar o fulfillment para pequenas empresas, seu negócio delegará a responsabilidade por esses processos à parceira logística, que os realizará de forma padronizada, cumprindo prazos e ao menor custo possível. 

As etapas iniciais do serviço são as de recebimento e armazenamento de mercadorias, fazendo isso de modo a aproveitar o espaço disponível da melhor maneira, para conseguir guardar mais e ter praticidade na rotina de separação.

Então, acontecem as etapas de separação (picking) e embalagem (packing) após o recebimento do pedido. Depois, há o despacho e transporte do pedido ao cliente, com possibilidade de rastreamento por código ou link.

O serviço também pode abranger o pós-vendas do pedido, especificamente a parte de logística reversa, com recebimento e armazenamento do produto devolvido.

É importante ressaltar que todo esse processo pode ser acompanhado via sistema, conseguindo rastrear e monitorar informações e mercadorias. A empresa prestadora de serviço faz o registro em sistema e disponibiliza os dados ao cliente, facilitando a consulta.

Leia também:

>>> Como funciona o faturamento do fulfillment?

Quais são as vantagens Fulfillment para pequenas empresas?

O fulfillment garante vantagens especiais, principalmente para pequenas empresas. A seguir, você conhece quais são as que mais se destacam:

Logística de qualidade

Quando a empresa investe no serviço, ela garante uma operação logística de qualidade. Todos os processos são realizados por especialistas em fulfillment, de maneira otimizada e padronizada.

Como resultado, é possível ter uma operação enxuta, rápida e sem erros, garantindo maior eficiência em todo o processo. Assim, seu negócio passa a fazer entregas no prazo, além de evitar prejuízos em rotinas logísticas.

Eficiência na gestão de logística e controle de estoque

Com o serviço, a empresa de pequeno porte passa a ter eficiência na gestão de logística e controle de estoque. Os processos são estruturados corretamente e as informações são disponibilizadas de maneira transparente ao empreendedor via sistema.

Especificamente sobre o controle estoque, é possível rastrear inventário e verificar quantidade de mercadorias, movimentações em tempo real e necessidade de reposição. Desse modo, poderá atuar de maneira mais estratégica para ter um estoque enxuto e eficiente.

Redução de custos

Outra vantagem do fulfillment de grande impacto é a redução de custos. Ela é um resultado da estruturação correta da operação logística, com foco em eficiência, agilidade na execução, assertividade nas ações e no corte de despesas supérfluas.

O impacto é positivo, pois a operação se torna enxuta, rápida, com menor índice de erros e retrabalhos. Tudo isso ao menor custo possível, sem deixar a qualidade de lado.

Diferencial competitivo

O serviço possibilita que a empresa tenha um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes, pois faz com que a logística funcione no prazo. Pode parecer um detalhe pequeno, mas não é.

Quando a empresa tem uma operação logística ágil, que entrega o produto inteiro e bem embalado no prazo ou antes dele, ela consegue proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Como resultado, há uma maior chance desse cliente retornar para realizar novas compras, porque sabe que terá seu pedido no prazo, com menor risco de enfrentar problemas de pós-vendas. Logo, é um investimento que compensa, ajudando a vender de forma recorrente.

Fulfillment para empresas pequenas: quando contratar?

A solução é altamente eficaz em diferentes situações, ajudando e-commerces e negócios de outros segmentos. Veja, a seguir, quando contratar esse serviço:

  • Estruturação da operação logística da empresa, garantindo sua qualidade por um custo mais acessível do que a formulação do zero e por conta própria;
  • Correção de erros em processos logísticos, conseguindo reduzir retrabalhos e padronizar rotinas;
  • Redução de custos logísticos, com otimização, padronização e automatização, sem perda da qualidade;
  • Aumento de capacidade de armazenagem para teste de novos mercados, execução de planos de contingência e atendimento de datas sazonais.

Como contratar o fulfillment para pequenas empresas

A contratação deve ser feita junto a uma parceira especialista em fulfillment em São Paulo, como a Roger! Temos estrutura completa e robusta para atender seu negócio, com centros de fulfillment em regiões centrais. Assim, seu estoque fica mais perto do cliente final.

Utilizamos uma tecnologia atual, que é integrada ao sistema do cliente, dando agilidade a todo o processo logístico. Além disso, disponibilizamos uma plataforma 100% digital para o cliente rastrear e monitorar inventário de estoque e pedidos.

Além da terceirização logística do fulfillment, também disponibilizamos o serviço de dark store, que é outro grande aliado de pequenas empresas e e-commerces. Conheça!

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Leia também:

>>> Fulfillment: como entender e reduzir os custos

>>> Como fazer um inventário de estoque

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