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15 de março de 2023
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Dropshipping: o que é e como funciona?

Confira o que é e as principais vantagens de investir nele ao abrir seu e-commerce.

O que você vai encontrar neste artigo:

Está pensando em investir em um e-commerce? Então, saiba que conhecer modalidades de negócio nesse segmento faz toda a diferença. Uma das principais é o dropshipping, que é uma alternativa que exige um investimento baixo.

Ainda não conhece o que é dropshipping? Sem problemas! Aqui, você confere o que é, como funciona, quais são suas principais vantagens, entre outras informações importantes. Vamos nessa?

imagem de um notebook ao lado de um carrinho de compras, ilustrado o que é o dropshipping

O que é o serviço de dropshipping?

Trata-se de um modelo de e-commerce em que o lojista vende produtos em sua loja online, mas a responsabilidade pelo estoque e logística é do fornecedor do produto.

Na prática, isso quer dizer que o lojista assume o papel de intermediário entre o cliente e o fornecedor. Quando o consumidor finaliza a compra, o lojista passa o pedido ao fornecedor, que separa, embala e cuida do envio do pedido.

Como o lojista não tem estoque e não cuida da logística que envolve a mercadoria, esse é um tipo de negócio que não demanda grandes investimentos. Logo, é ideal para quem deseja vender online e não tem um orçamento inicial alto.

O foco da atuação do e-commerce será captar clientes, receber os pedidos e repassá-los ao fornecedor. O negócio se sustenta com a cobrança de uma taxa sobre o valor da venda.

Para quais empresas é recomendado?

O modelo de dropshipping é especialmente indicado para quem deseja investir em um e-commerce, mas tem um capital reduzido para montar estoque e estruturar um processo logístico.

Trata-se de uma alternativa que pode ser adotada para venda de quaisquer tipos de produtos, o importante é escolher fornecedores confiáveis, que tenham processos ágeis, eficientes e transparentes.

Dessa forma, reduz-se o risco de oferecer uma péssima experiência para o cliente, o que pode gerar uma imagem negativa para o e-commerce. Isso acontece porque nem sempre o consumidor consegue identificar com facilidade que o lojista não cuida do estoque e do envio dos produtos.

Em situações assim, quando há algum erro do fornecedor ele reflete na loja online, prejudicando sua credibilidade. Logo, é essencial ter um cuidado extra na escolha do fornecedor dropshipping.

Quais as vantagens de vender por este método?

O dropshipping é um modelo de e-commerce que possui vantagens em relação a uma loja virtual tradicional. Abaixo, você confere quais são as mais representativas:

Necessidade de baixo capital inicial

No dropshipping, o investidor não precisa se preocupar em ter um estoque, com armazenamento de mercadorias, separação e embalagem de produtos, muito menos com o transporte e fretes.

Portanto, é uma alternativa de negócio que exige baixo capital inicial. O foco será criar um e-commerce com layout agradável, boa navegabilidade, design atrativo e buscar os melhores produtos e fornecedores do segmento.

Baixo risco

Outra vantagem importante desse modelo de negócio é o baixo risco. O motivo é simples: Como se investe menos, o risco é menor. Portanto, é uma modalidade interessante para empreendedores iniciantes.

Custo operacional menor

O custo operacional de manutenção de uma loja dropshipping é menor, pois o lojista não cuida da parte de logística. Como resultado, é possível ter uma maior lucratividade com vendas.

Autonomia para administração do negócio

Nesse modelo de negócio, o empreendedor tem maior autonomia para administração da empresa. Isso possibilita atuar de maneira mais flexível na captação de clientes e divulgação do e-commerce. Além disso, tem autonomia para atuar no lugar e horário que quiser.

Escalabilidade

O dropshipping é uma modalidade com maior escalabilidade. Se decidir implementar uma estratégia de aumento de vendas, poderá fazer isso sem ter novos custos operacionais, pois não há necessidade de ampliar a estrutura física do negócio.

Mix de produtos amplo

O e-commerce nesse modelo de negócio possibilita ter um mix de produtos amplo, o que ajuda a atrair mais clientes do nicho de atuação. Com um portfólio maior, também dá para disponibilizar mais opções de fretes e prazos de entrega para escolha pelo consumidor.

Leia também:

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Como funciona o dropshipping na prática?

O funcionamento desse modelo de negócio é mais simples do que parece! A seguir, você confere quais são as etapas principais do dropshipping e entende como ele funciona:

1. Cliente faz a compra no e-commerce 

A etapa inicial é o processo de venda, quando o cliente faz a compra no e-commerce ou marketplace. O lojista recebe o valor total do pedido, com o preço que ele definiu para a venda.

O pagamento é realizado sempre pela plataforma de dropshipping, com aprovação e andamento do pedido no próprio e-commerce.

2. Lojista passa o pedido ao fornecedor

A próxima etapa é a que o lojista passa o pedido do cliente para o fornecedor. No repasse há o pagamento, ao fornecedor, do preço de atacado do produto ou do valor que foi combinado em contrato. O que sobrar é o lucro que o lojista tem com a venda.

3. Fornecedor envia o pedido ao cliente

A partir de então, o fornecedor assume a responsabilidade pelo pedido, cuidando do processo logístico de separação, embalagem e envio ao cliente, com encaminhamento para a transportadora.

Se o cliente quiser trocar ou devolver o produto, esse processo é feito pelo e-commerce. O lojista deve repassar a solicitação para o fornecedor, que dá início ao processo de logística reversa.

Principais responsabilidades do lojista no dropshipping

O lojista assume o papel de intermediário entre cliente e fornecedor, mas não é só isso! Ele também atua em outras rotinas, como as que listamos abaixo:

  • Gestão da plataforma de vendas, seja uma loja online própria ou em marketplace;
  • Definição dos preços de venda dos produtos. Os valores devem ser estratégicos, para ter uma margem de lucro mais vantajosa, mas sem deixar de ser preços atrativos para o cliente;
  • Captação de clientes, por meio de estratégias de marketing digital para e-commerce;
  • Atendimento aos consumidores, seja no pré, durante e no pós-vendas;
  • Identificação e fechamento de acordos com bons fornecedores, sempre avaliando a qualidade dos produtos.

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