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1 de novembro de 2023
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Saiba como a logística pode ajudar a reduzir o abandono de carrinho

Descubra como a logística pode auxiliar seu e-commerce a reduzir a taxa de abandono de carrinho, com dicas de estratégias eficazes.

O que você vai encontrar neste artigo:

O abandono de carrinho é um dos principais problemas que todo e-commerce enfrenta, comprometendo sua taxa de conversão, vendas e faturamento.

Está em busca de formas de reduzir a taxa de abandono de carrinho e melhorar os resultados do e-commerce? A logística é uma poderosa aliada nesse processo!

Aqui, você confere detalhes sobre o abandono de carrinho e descobre como a logística para e-commerce pode ajudar a reduzi-la expressivamente. Boa leitura!

a imagem mostra um carrinho de compras colocado ao lado de um notebook em um azul.

O que é o abandono de carrinho?

De maneira resumida, o abandono de carrinho é a desistência de uma compra. Sabe quando o cliente coloca um ou mais itens no carrinho e desiste de finalizar a aquisição? É justamente isso!

Existem vários motivos que levam o consumidor a desistir da compra, deixando os produtos no carrinho. Entre eles, destaque para o valor total da compra, algum problema na página de finalização dos pedidos e o custo elevado do frete.

Uma taxa de abandono de carrinho alta significa que o e-commerce está perdendo vendas e, consequentemente, faturamento e lucratividade. Por isso, é importante acompanhar esse índice e buscar formas de reverter o problema.

Para isso, é essencial saber a causa, aquilo que leva o cliente a abandonar o carrinho. Dá para conhecer isso ao monitorar etapas de compras, conseguindo identificar em que etapa isso é mais recorrente. Assim, é possível elaborar um plano de ação para combater o problema.

Principais causas de abandono de carrinho

Há diversos motivos que podem levar o cliente a abandonar o carrinho e desistir da compra, desde problemas no site até questões envolvendo o custo total. No entanto, duas causas se destacam:

1. Frete elevado

O custo do frete é um dos principais motivos para o cliente desistir de sua compra e abandonar o carrinho. Nesses casos, ele encarece o custo total e o consumidor entende que não compensa a aquisição, indo procurar preços melhores na concorrência.

Para identificar se esse é o motivo da desistência, monitore a compra e confira se o abandono ocorre em momentos de cálculo e escolha de frete. Em caso positivo, isso pode ser um forte indício de que o custo elevado da entrega levou o cliente a desistir.

2. Demora para entrega

Hoje, o cliente tem pressa em receber seu pedido e dá preferência para entregas rápidas, inclusive no mesmo dia ou em poucas horas. Portanto, quanto mais tempo demora para o pedido chegar, maior a possibilidade de desistência da compra.

Se o motivo para abandono de carrinho for esse, normalmente o cliente desiste da aquisição ao calcular o prazo de entrega. Isso pode ser identificado ao monitorar o avanço da compra.

Leia também:

>>> Estratégias para redução de custos da logística no e-commerce

Como a logística ajuda a reduzir o abandono de carrinho

Quando a causa do abandono do carrinho é o frete ou prazo de entrega, a logística ajuda a reduzir esse índice. O segredo está em adotar estratégias específicas que otimizam prazos de entrega e garantem fretes mais acessíveis. Veja, a seguir, algumas das mais eficazes:

Ofereça mais opções de fretes e prazos de entrega

O ideal é que o e-commerce disponibilize dois tipos de fretes e prazos de entrega, no mínimo. Um deles é a entrega econômica, que tem custo reduzido e prazo maior. Outro é a entrega expressa, que possui prazo menor, porém custo maior.

Mesmo no caso de entregas expressas, é importante trabalhar com fretes competitivos, com custos acessíveis. O cliente deve entender que compensa pagar um pouco mais para receber o pedido rapidamente.

Para investir nessa estratégia de logística no e-commerce, busque transportadoras confiáveis e faça parcerias com elas. Dependendo do volume de pedidos, verifique a possibilidade de disponibilizar frete grátis, nem que seja a partir de um determinado valor de compra, o que estimula ainda mais a aquisição.

Verifique oportunidades de redução do custo do frete

Outra medida que pode ajudar seu e-commerce é verificar oportunidades de redução de custo do frete. É possível, por exemplo, diminuir as embalagens, trabalhando com o menor tamanho possível para transportar os produtos com segurança. 

Embalagens menores tornam o frete mais barato, além de possibilitar um melhor aproveitamento do espaço do veículo, conseguindo realizar mais entregas.

Escolha um centro logístico próximo do cliente

Quanto mais próximo ao cliente final estiver o estoque, melhor. Na prática, isso reduz o tempo de entrega, conseguindo acelerar a finalização do pedido. Inclusive, o e-commerce pode disponibilizar a entrega no mesmo dia com alta taxa de sucesso.

Outro benefício dessa proximidade é a redução do custo do frete, que se torna mais acessível ao cliente. Por isso, ajuda a aumentar a taxa de conversão e reduzir o abandono de carrinho.

Invista em soluções de logística para e-commerce

Nem sempre a empresa possui pessoal especializado ou orçamento robusto para implementar melhorias. Uma das formas de contornar essa situação é investir em soluções em logística para e-commerce.

Entre elas, está a dark store (solução de armazenamento com localização estratégica) e o fulfillment (serviço de gestão logística). Contrate junto a uma empresa de logística para e-commerce especializada, para ter melhores resultados!

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Leia também:

>>> Logística para e-commerce: como superar os desafios da última milha?

>>> Os benefícios de terceirizar  a logística do seu e-commerce

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