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26 de setembro de 2023
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Estratégias para redução de custos da logística no e-commerce

Confira estratégias infalíveis para redução de custos da logística no e-commerce e aproveite para implementá-las em sua loja online.

O que você vai encontrar neste artigo:

Reduzir custos da logística no e-commerce é um dos principais objetivos de gestores e empreendedores, para que o negócio tenha uma maior margem de lucro.

No entanto, não são todos que sabem fazer isso, afinal, é preciso diminuir os custos sem abrir mão da qualidade, para não impactar negativamente o negócio.

Para te ajudar nesse processo, separamos estratégias infalíveis para reduzir custos da logística e-commerce. Continue a leitura para conferir quais são e aproveite para adotar nossas dicas!

ilustração com empilhadeiras carregando uma caminhão para entrega de encomendas de e-commerce

1. Otimize as rotas de entrega

O transporte de pedidos tem custo elevado e encarece a operação logística. Ao otimizar e planejar adequadamente as rotas de entrega, o e-commerce consegue reduzir custos de maneira expressiva.

Para isso, basta adotar a estratégia de roteirização de cargas. Seu principal objetivo é identificar e selecionar o melhor trajeto de entregas possível, com foco na rapidez e na redução de custos.

A otimização e a roteirização adequada proporcionam benefícios especiais ao e-commerce. Além da redução de custos, é possível ter resultados como:

  • Melhor aproveitamento da frota;
  • Maior taxa de sucesso de entregas no prazo;
  • Menor desgaste de veículos;
  • Qualidade no processo de entrega.

2. Negocie com transportadoras

Outra estratégia a considerar é a negociação com transportadoras que prestam serviço para seu e-commerce. O ideal é que você faça essa negociação com base em dados.

Por exemplo, saiba a média de pedidos entregues por dia, o que possibilitará negociar condições especiais, principalmente se tiver uma grande demanda diária, semanal ou mensal, por exemplo.

Ao negociar com as transportadoras, é sempre importante verificar o que envolve o contrato e se o serviço atende às necessidades de seu negócio. Além disso, não abra mão da qualidade!

É importante que o serviço tenha o melhor custo-benefício, sem possuir uma qualidade inferior. Assim, evita-se problemas como atrasos na entrega ou o comprometimento de mercadorias, o que pode gerar prejuízos ao e-commerce.

3. Automatize processos

A automatização consiste em usar tecnologias para realizar atividades que antes eram manuais. Mas por que isso é importante e ajuda a diminuir custos logísticos?

O motivo é simples: reduz-se os erros que são característicos de trabalhos manuais. Com isso, é possível diminuir a quantidade de retrabalhos, o que acelera a operação logística e evita gastos desnecessários com a refação. Além disso, há um aumento da produtividade.

Existem vários processos logísticos que podem passar por uma automatização, como a gestão de estoque, o inventário, o rastreamento de produtos e pedidos, entre outros.

4. Implemente sistemas de gestão

A implementação dos sistemas de gestão tem relação direta com a automatização de processos logísticos. O diferencial é que o sistema de gestão dá confiabilidade ao processo, garantindo dados assertivos para tomada de decisão.

Dessa forma, a empresa faz um melhor aproveitamento de recursos, reduzindo custos. Um ótimo exemplo disso é o uso do sistema de gestão para controle de estoque, conseguindo realizar compras mais assertivas, de modo a evitar a falta ou excesso de produtos.

Entre os sistemas de gestão, destaque para o Enterprise Resource Planning (ERP), que viabiliza a gestão da operação como um todo, integrando a logística, vendas e financeiro.

Também existe a possibilidade de investir em sistemas de gestão para uma etapa específica da operação logística, como o Transport Management System (TMS). Trata-se de uma ferramenta que viabiliza a gestão de transporte, com rastreamento de entregas e monitoramento de custos.

Leia também:

>>> Logística para e-commerce: como superar as desafios da última milha

5. Adote o modelo Just In Time

O modelo Just In Time (JIT) foca na realização de ações na hora certa, isto é, de acordo com a demanda. Na prática, isso significa que tudo ocorre no tempo certo, nem antes e nem depois.

O JIT influencia diretamente no controle do estoque, tendo o suficiente para atender à demanda real de vendas. Isso ajuda a cortar custos e reduzir desperdícios.

Esse é um modelo de gestão que envolve o uso de tecnologias para melhor acompanhamento do processo e levantamento de dados, para tomada de decisão mais precisa. Além disso, contempla a integração de setores e o refinamento do processo, exigindo conhecimento especializado.

6. Treine sua equipe logística

O treinamento possibilita que a equipe realize o serviço com qualidade, minimizando o risco de erros e de retrabalhos. Portanto, influencia diretamente nos custos da área.

Para garantir a capacitação adequada, é importante que o e-commerce invista em treinamentos de processos, atualizações, novas ferramentas ou regras, entre outros. Toda a equipe deve conhecer novidades, mudanças e melhorias, para garantir que o processo ocorra sem erros, mantendo o time alinhado.

7. Adote ações sustentáveis

A adoção de ações sustentáveis é uma prática interessante para reduzir custos e diminuir o impacto ambiental. Essa estratégia também pode influenciar nas vendas, pois o cliente tende a comprar com empresas preocupadas com sua responsabilidade ambiental e que adotam medidas para reduzir impactos negativos.

Para adotar essas ações, basta implementar medidas de logística sustentável, como a redução da pegada de carbono, da geração de poluição e resíduos em diferentes fases. Isso envolve desde o armazenamento do produto, passando pela embalagem de pedidos até o transporte ao cliente final.

E o que o e-commerce pode fazer, exatamente? Há diversas medidas que podem ser adotadas, como disponibilizar pontos de entrega e coleta em locais estratégicos. 

Dessa forma, reduz-se os deslocamentos com automóveis, minimizando a emissão de gases poluentes na atmosfera. Além disso, há uma diminuição do custo de entrega.

Também há a opção de utilizar frotas com emissão zero (carros elétricos ou bicicletas), bem como de escolher embalagens recicláveis ou reutilizáveis.

8. Terceirize a logística

Uma das formas mais simples e práticas de reduzir os custos é terceirizar a logística para e-commerce. Há a possibilidade de terceirização de toda a operação até de parte dela.

Ao terceirizar, é possível contar com o suporte de uma empresa especialista em logística de e-commerce. Além disso, passa a ter uma operação enxuta, com processos padronizados e sem erros ou retrabalhos. Como resultado, reduz-se os custos sem ter perda da qualidade.

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