Início » O que é o PUDO e como funciona?
O que você vai encontrar neste artigo:
Possui um e-commerce e está em busca de soluções para ter mais eficiência em entregas e um menor custo nesse processo? Então, saiba que o PUDO é uma excelente alternativa!
Ainda não conhece essa opção? Sem problemas! A seguir, você descobre o que é PUDO, como funciona, quais são seus benefícios e como implementar essa solução. Acompanhe!
PUDO é uma abreviatura de Pick Up e Drop Off e é um serviço de entrega e coleta de mercadorias. Neste caso, o destinatário final vai até um local para retirar o pedido, reduzindo o tempo de espera para que finalmente tenha acesso aos produtos.
O PUDO é exatamente um ponto de entrega e/ou coleta! Trata-se de um serviço muito utilizado por e-commerces e marketplaces, otimizando a logística dessas empresas, bem como os custos de last mile (última milha), tendo fretes mais competitivos.
Uma dúvida muito comum de empreendedores e gestores é como funciona o PUDO a prática. Ele é uma rede de endereços (pontos) que podem receber entregas e coletas de produtos que foram comprados online.
Na prática, qualquer estabelecimento, inclusive comércios, pode funcionar como um ponto de retirada e coleta. Isso amplia a possibilidade de venda de e-commerces e marketplaces, conseguindo chegar a mais clientes com qualidade, prazos curtos e custo mais atrativo.
Existem vários tipos de PUDO e a empresa pode adotar um ou mais, de acordo com sua estratégia. Abaixo, você descobre quais são esses tipos e entende um pouco mais sobre como funcionam:
Trata-se do ponto de retirada, que são locais comerciais que formam a rede de endereços credenciados da empresa. O pick up point pode receber entregas e coletas de mercadorias e normalmente pertence a uma prestadora de serviços.
Também pode ser um estabelecimento central da região, como mercados, lojas de conveniência, postos de combustíveis, entre outros. O pick up point deve cumprir pré-requisitos para que seja um endereço de coleta e de recebimento de mercadorias.
Modalidade que também é chamada por e-commerces de “clique e retire”. Um ótimo exemplo é quando grandes varejistas disponibilizam a compra online com retirada em suas lojas físicas.
É uma possibilidade interessante porque agiliza a conclusão do pedido, dando a oportunidade para que o cliente retire a mercadoria em poucos minutos ou horas.
Os lockers são armários inteligentes que funcionam por dispositivos eletrônicos. Após fazer seu pedido, o cliente pode retirá-lo nesse armário, usando um QR Code ou Pin Code.
Um dos diferenciais desse tipo de PUDO é o fato de centralizar entregas em pontos de retirada que têm maior circulação de pessoas. Desse modo, consegue-se reduzir custos logísticos, especialmente os de frete.
Nesta modalidade, qualquer pessoa que tenha um CEP residencial pode disponibilizar um espaço sem uso para que seja transformado em ponto de retirada de compras online.
Para quem fornece o espaço, essa é uma opção para ter uma renda extra, sem custos iniciais. Já para a empresa, essa é uma possibilidade de estar ainda mais próximo do cliente final, em áreas predominantemente residenciais.
Possuem funcionamento semelhante aos pontos de retirada. Qualquer estabelecimento comercial pode funcionar como ponto de coleta, realizando o armazenamento de produtos que vieram de trocas ou devoluções.
Essa é uma estratégia que dá suporte à logística reversa da empresa, além de facilitar o processo de troca e devolução para os clientes.
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O PUDO proporciona vantagens significativas para os e-commerces e marketplaces. A seguir, você descobre quais são as que mais se destacam e justificam a implementação desse serviço na sua empresa:
Ao implementar o PUDO, a empresa consegue reduzir custos de last mile, que é a etapa em que o pedido vai até o cliente ou endereço fornecido na compra.
Esse serviço possibilita diminuir expressivamente a quilometragem percorrida por veículos de entrega, tornando os trajetos mais simples e fixos. Como resultado, é possível economizar combustível e ainda tornar a operação mais sustentável.
Portanto, essa é uma forma perfeita de reduzir custos e de tornar a operação da empresa mais enxuta, compensando o investimento em curto e longo prazos.
Está procurando maneiras e ter um índice de sucesso de entrega melhor? Então, saiba que o PUDO possibilita atingir esse resultado. Neste caso, não há a possibilidade de ter um destinatário ausente ou de entregas ocorrerem fora da janela prometida ao cliente.
O PUDO possibilita que a empresa disponibilize fretes mais competitivos ao cliente. Com isso, há uma maior chance de fechar vendas, impactando positivamente no faturamento e lucratividade da empresa.
Com esse serviço também se aumenta a chance de oferecer uma boa experiência de compra ao cliente, com possibilidade de finalizar o pedido rapidamente. Outra vantagem é que se diminui reclamações por atraso, devoluções e trocas.
Como resultado, aumenta-se a possibilidade de encantar o cliente com a boa experiência de compra. Quando isso ocorre, é possível fidelizá-lo e ainda elevar a chance de recompra no futuro.
Quer implementar o PUDO, mas não sabe como fazê-lo? Existem pontos essenciais que devem ser considerados, como os que indicamos a seguir:
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