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26 de junho de 2023
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Saiba como a inteligência artificial pode ser aplicada na logística

O que você vai encontrar neste artigo:

A Inteligência Artificial (IA) se tornou um assunto popular nos últimos tempos, sobretudo com o lançamento de tecnologias que criam imagens que parecem reais e textos que se assemelham aos redigidos por uma pessoa.

Mas será que a IA se aplica à logística? Sim, ela está diretamente relacionada à logística 4.0, que envolve a automação de processos e uso de tecnologias em todas as etapas da operação.

Aqui, você descobre um pouco mais sobre como a Inteligência Artificial pode ser aplicada na logística. Confira e entenda o uso de tecnologias nessa importante área!

imagem de robô de inteligência artificial trabalhando na logística de entrega

O que é a Inteligência Artificial?

A IA é uma área da ciência que tem como foco estudar, desenvolver e criar máquinas e tecnologias que sejam capazes de realizar atividades humanas de forma autônoma.

Ela envolve, também, redes neurais artificiais, sistemas de aprendizado e algoritmos, com a finalidade de simular habilidades e capacidades humanas, sobretudo no que se refere à solução de problemas e tomada de decisão.

Nos últimos anos, a IA surgiu como uma forte tendência por sua capacidade de transformação, sobretudo para empresas, ajudando-as a ter processos mais eficientes, a aumentar a produtividade, a reduzir custos e tomar decisões mais assertivas.

Toda inovação de IA normalmente tem como base o machine learning (aprendizado de máquina), o deep learning (aprendizado profundo) e o PLN (Processamento de Linguagem Natural).

Tipos de Inteligência Artificial

Existem diversos tipos de IA, que variam de acordo com objetivos e abordagens. De maneira geral, há três categorias principais. A seguir, você confere quais são:

Inteligência de máquina

Trata-se da machine intelligence, que projeta máquinas que conseguem realizar tarefas programadas, com reconhecimento de padrões, aprendizado com experiências anteriores e tomada de decisão lógica. Sua finalidade é automatizar processos e dar rapidez a tarefas, com um aumento de eficiência.

Inteligência humanoide

Também chamada de humanoid intelligence, nessa categoria estão máquinas que imitam o comportamento humano. Elas conversam, reconhecem faces e expressam emoções. A ideia é ter mecanismos mais humanos, para aprimorar a interação com o usuário.

Inteligência coletiva

Categoria que envolve estabelecer redes capazes de tomar decisões coletivas. Elas são compostas por agentes inteligentes interconectados que colaboram entre si para solucionar problemas complexos.

Dentro dessas três categorias existem tipos de inteligência artificial específicos, sobretudo no que se refere às suas características operacionais. Entre os principais, destaque para:

  • IA reativa: tem como base regras pré-programadas e não é capaz de construir uma memória ou aprender com uma experiência;
  • IA de teoria da mente: consegue entender estados mentais;
  • IA de memória limitada: tem a capacidade de se lembrar de experiências passadas e usá-las para tomadas de decisão;
  • IA autoconsciente: tem ciência de seus estados mentais e usa estas informações para raciocinar.

Como a IA pode ser usada na logística

Agora que você já sabe o que é a IA, resta uma dúvida: afinal, como a Inteligência Artificial se aplica na logística? Simples! Ela está diretamente relacionada à transformação digital.

Trata-se de um fenômeno global que cria serviços que têm como base soluções digitais. Isso pode abranger desde a digitalização do processo até a estruturação de centros de processamento cruzado de dados.

A ideia é ter cada vez menos processos mecânicos e dependentes de trabalhadores humanos, usando a tecnologia em substituição. Atualmente, isso já se aplica na logística, sobretudo com a automatização de tarefas, que busca uma maior produtividade, menor índice de erro e mais eficiência a um menor custo.

Leia também:

>>> Quais os principais KPIs da área de logística?

Inteligência artificial na logística: confira exemplos

Um excelente exemplo da inteligência artificial na logística está na automação do gerenciamento de inventário, bem como do tracking e dock scheduling. Também é possível utilizar como exemplo a criação de um banco de dados com indicadores-chave de desempenho para tomada de decisão.

Especificamente sobre o gerenciamento de inventário, existem tecnologias que fazem o rastreamento de mercadorias e o processo de contagem, disponibilizando informações em tempo real. Assim, é possível tomar decisões mais assertivas sobre compras e reposições, evitando perda de vendas, rupturas de estoque e prejuízos.

Sobre o uso da IA no tracking, há a possibilidade de utilização de aplicativo que é ensinado a fazer o rastreamento e acompanhamento automático de cargas. Isso faz toda a diferença para negócios de pequeno e médio porte, que não têm uma equipe grande para realizar esse trabalho, conseguindo automatizar o processo.

Pensando no dock scheduling, que é o agendamento de carga e descarga, a inteligência artificial permite fazer esse processo automaticamente, garantindo agilidade em recebimentos e expedição.

Tudo isso com um menor índice de erros e maior produtividade, tendo um melhor desempenho logístico a um custo reduzido, já que não se trabalha com uma equipe de funcionários grande.

Benefícios da IA na logística

A adoção da IA na logística garante benefícios especiais para a empresa, seja em curto ou longo prazos. Abaixo, você conhece quais mais se destacam:

Redução de custos operacionais

A IA, desde que corretamente configurada e implementada, não comete erros. Isso ajuda a evitar retrabalhos e novos custos com a operação. Além disso, também possibilita reduzir custos com funcionários, trabalhando com uma equipe mais enxuta.

Maior eficiência operacional

Com a IA, a empresa consegue ter maior eficiência operacional, tendo entregas rápidas, com menor custo e um melhor desempenho logístico, compensando o investimento.

Oferecimento de boa experiência ao cliente

A Inteligência Artificial também possibilita oferecer uma boa experiência ao cliente, finalizando o pedido de forma rápida, sem erros, com facilidade de rastreamento e preços mais competitivos. Assim, é possível conquistar sua satisfação, além de aumentar as chances de fidelizar esse cliente.

Otimização da tomada de decisões

A IA possibilita criar um banco de dados com um volume grande de informações que podem ser utilizadas para tomada de decisões mais assertivas. Com isso, dá para traçar planos de ação mais eficientes, com menor risco de falhas.

Tem interesse em adotar a IA no processo logístico de sua empresa, para aproveitar esses benefícios? Uma boa forma de iniciar nesse universo é terceirizar a logística de seu negócio, pois a prestadora de serviços oferece tecnologias que proporcionam essa otimização, automação e melhores resultados.

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