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18 de outubro de 2022
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Importância de uma entrega rápida para o seu e-commerce

Descubra como disponibilizar essa alternativa em seu negócio.

O que você vai encontrar neste artigo:

Oferecer entrega rápida e cumprir essa promessa de entrega são fatores determinantes para o sucesso de um e-commerce, funcionando como um diferencial para a empresa.

A JD.com, a maior empresa chinesa de comércio eletrônico, já oferece entregas no mesmo dia para pedidos realizados antes de meio dia, há mais de dez anos. Hoje, são aproximadamente 90% de seus pedidos que são entregues no mesmo dia.

A Amazon já está inaugurando suas primeiras instalações de fulfillment e cross-docking urbanos no Brasil para entregar no mesmo dia e a Mercado Livre anunciou que irá entregar no mesmo dia em mais de 100 cidades brasileiras. 

Entendemos que Entrega no mesmo dia não é mais um capricho, mas é algo que conta na hora de ganhar fatias de mercado e expandir marcas digitais no território nacional.

Aqui, você entende mais sobre a importância de uma entrega rápida para o e-commerce e como garanti-la na organização da logística. Existem recursos e ferramentas disponíveis para seu e-commerce que consegue se posicionar para entregar no mesmo dia para seus clientes, sem depender da malha e dos custos dos centros de distribuição dos marketplaces.

Imagem de algumas mãos segurando embalagens da Roger

 

Por que é importante ter entrega rápida em e-commerce?

A entrega rápida proporciona vantagens especiais para o e-commerce, impactando diretamente em seus resultados. A seguir, você confere o porquê essa alternativa é tão importante:

Diferencial competitivo

Muitas vezes, o consumidor deixa de comprar em uma loja porque o prazo de entrega dela é muito longo e ele tem pressa em receber o produto. 

Neste caso, a entrega no mesmo dia funciona como um diferencial competitivo, conseguindo atrair mais vendas para seu e-commerce em curto e médio prazos e captar clientes da concorrência que trabalham com prazos longos.

Oferecimento de uma experiência encantadora ao cliente

Quando o e-commerce oferece a entrega rápida e cumpre o prazo, ele proporciona uma experiência de compra encantadora para o cliente, algo que faz a diferença ao consumidor.

Na prática, isso significa que o produto chegou no prazo ou antes dele, bem como em perfeito estado, sem necessidade de troca. Pode parecer pouco, mas esse cuidado, fruto de uma logística que funciona de modo correto, causa impactos positivos.

Um dos principais resultados dessa experiência encantadora é que ela ajuda a fidelizar clientes. Com isso, o e-commerce aumenta as chances de esses clientes voltarem à loja para recompras, pois sabem que terão uma boa experiência com a empresa.

Portanto, é possível manter um relacionamento de médio e longo prazos, com boa lembrança da marca, de modo a aumentar a chance de realizar novas vendas.

Outro benefício da fidelização de clientes é que eles se tornam divulgadores espontâneos do e-commerce para pessoas próximas. Por isso, o e-commerce consegue atrair novos clientes sem ter gastos diretos com isso.

Ganho de credibilidade

Quando a empresa entrega no prazo, ela tem um ganho de credibilidade e de confiança junto ao seu público-alvo. Isso é possível por meio do entendimento e atendimento das expectativas do cliente, garantindo-lhe a melhor experiência.

Essa experiência especial faz com que ela influencie outras decisões de compra do cliente. Todas as vezes que precisar comprar algo que seu e-commerce vende, há uma maior chance de ele se lembrar dessa experiência e retornar para sua loja online.

Entrega rápida deve funcionar!

Não adianta oferecer a entrega rápida em seu e-commerce e não cumprir o prazo acordado com o cliente. Neste caso, o resultado pode ser negativo, com a loja virtual causando um impacto ruim no cliente, principalmente uma impressão de falta de profissionalismo.

Por isso, ao apostar nessa estratégia é muito importante ter uma logística que funcione de maneira rápida, eficiente e a um custo reduzido, para que o e-commerce tenha uma melhor margem de lucro.

Para isso, é importante que a empresa tenha processos de logística enxutos e bem estruturados, inclusive que faça o investimento em capacidade de armazenamento, automatização com softwares para separação dos pedidos e gerenciamento de estoque.

Outro cuidado é que a empresa trabalhe com transportadores próprios ou empresas terceirizadas focadas no cumprimento de prazos. Também deve ter um sistema de rastreamento da encomenda, para manter o cliente atualizado sobre a entrega.

Além do investimento em processos, tecnologia e serviços, é importante que o e-commerce adote uma postura proativa e comunique para o cliente qualquer imprevisto com sua encomenda. Dessa forma, evitam-se transtornos e que se cause uma impressão negativa no consumidor.

Leia também:

>>>Como meu e-commerce pode competir com grandes players do varejo online

Como investir na logística de seu e-commerce?

A Roger é um ótimo exemplo de empresa que fornece uma malha de micro-centros de fulfillment para ter seu estoque mais próximo do consumidor e uma camada de tecnologia, integrada a seu ERP para separar automaticamente seus pedidos de venda.

O que é fulfillment na logística?

O fulfillment diz respeito à gestão logística completa do e-commerce, envolvendo rotinas como recepção de mercadoria, armazenamento, separação e embalagem (picking e packing), gerenciamento de inventário, despacho, transporte e logística reversa.

A empresa consegue terceirizar esses processos, delegando-os para uma empresa especialista. Como resultado, é possível aumentar a taxa de sucesso nas entregas, diminuir erros e ter uma redução de custos de logística significativa.

O que é dark store?

Trata-se de uma expressão que pode ser traduzida como “loja invisível”, neste caso aos olhos do cliente.  A darkstore é uma área de armazenamento de mercadorias localizada em área urbana com densidade habitacional alta.

Mas por que isso faz a diferença? Simples: como o local de armazenamento está próximo do cliente final, o e-commerce consegue disponibilizar a entrega no mesmo dia e ter custos de transporte last mile (última milha) reduzidos.

É possível contratar o serviço de logística terceirizada com uma empresa especialista, passando a ter uma área de armazenamento adequada e mais próxima de seus clientes, tudo isso a um custo reduzido.

Imagem homem segurando caixas de entrega com a logo da Roger

Empresa de fulfillment e dark store

Quer terceirizar o fulfillment de seu e-commerce para disponibilizar a entrega no mesmo dia? A Roger é uma empresa especialista no segmento e oferece um serviço de fulfillment de qualidade.

O fulfillment same-day da Roger conta com serviços de recebimento de mercadoria, armazenamento, picking e packing, gerenciamento de inventário, despacho, transporte e acompanhamento / rastreamento da entrega.

O melhor? Tudo feito por especialistas, com processos logísticos ágeis e estruturados de forma a reduzir ao máximo a chance de erro, bem como com tecnologias eficientes e atuais.

Portanto, é o suporte perfeito para expandir as vendas de seu e-commerce, tudo isso sem fazer um grande investimento e tendo maior previsibilidade no orçamento logístico.

Além de disponibilizar o serviço de fulfillment, a Roger também conta com o de darkstore, possibilitando que tenha uma área de armazenamento mais perto do cliente para fazer entregas no mesmo dia. Entre em contato e saiba mais sobre os serviços!

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>>>Por que e como vender em marketplaces?

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