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25 de julho de 2023
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Dicas para agilizar o processamento de pedidos do seu e-commerce

Veja dicas que vão te ajudar a agilizar o processamento de pedidos de seu e-commerce, finalizando-os em curto prazo.

O que você vai encontrar neste artigo:

Agilizar o processamento de pedidos de seu e-commerce ajuda a finalizá-los rapidamente, conseguindo entregá-los dentro do prazo, além de oferecer uma experiência encantadora ao cliente.

Mas como dar agilidade ao ciclo do pedido, conseguindo concluí-lo em curto prazo? A seguir, apresentamos algumas dicas infalíveis para implementar na logística e-commerce e ter esses resultados. Acompanhe!

imagem de um estoque

1. Mantenha seu estoque organizado

Uma das formas de agilizar o processamento e andamento do pedido é manter seu estoque organizado. Desse modo, conseguirá saber exatamente onde os produtos estão, poupando seu tempo para encontrá-los e otimizando seu trabalho.

Mas como manter o estoque organizado? Simples: adote um procedimento padrão de organização considerando características das mercadorias. Você também pode separar e organizar os produtos por volume de vendas, mantendo os mais populares em locais de fácil acesso.

Também é importante olhar para seu estoque e números de vendas para estabelecer um padrão de organização que faça mais sentido para seu e-commerce e operação.

2. Dê uma atenção especial para as embalagens

Pode não parecer, mas as embalagens fazem a diferença no processamento de pedidos. O ideal é que opte por embalagens de montagem simples, para realizar o processo de packing em curto prazo.

Trabalhe com embalagens padronizadas e, preferencialmente, retangulares e quadradas. Este é um detalhe importante, porque não ocupam muito volume, conseguindo agilizar a postagem e baratear o frete.

Também fique atento ao tamanho das embalagens. Recomenda-se que elas não sejam muito grandes, para não correr o risco de danificar uma mercadoria durante o transporte. 

Quando a embalagem é muito grande, sobra um espaço dentro dela, o que possibilita que a mercadoria se movimente durante o transporte. Sem contar que o lojista pode pagar mais caro pelo frete, devido às dimensões do pacote.

Depois de definir o formato e o tamanho, sempre considerando a facilidade para embalar encomendas, invista em materiais para segurança das mercadorias. É o caso do papel e do plástico bolha, que ajudará a evitar danos nos produtos.

Ainda sobre a embalagem, não se esqueça de lacrar muito bem o pacote e de anexar a nota fiscal ou declaração de conteúdo na parte externa. 

3. Automatize tarefas repetitivas

Esta é uma das principais dicas para agilizar o processamento de pedidos e minimizar a possibilidade de erro. Quando você automatiza atividades repetitivas, garante maior assertividade ao processo, menos retrabalho e mais rapidez.

Existem diversas atividades que podem ser automatizadas, como a emissão de documentos fiscais, de transporte e etiquetas com informações sobre entregas.

4. Invista em um software de gestão de pedidos

O investimento em um software de gestão de pedidos é essencial não somente para ter maior agilidade na operação, mas para ter controle sobre todo o processo.

Esse tipo de sistema também se chama OMS (Order Management System), e é uma ferramenta que gerencia e rastreia todos os pedidos, atribui tarefas a membros da equipe e possibilita uma comunicação mais fluida entre os times envolvidos.

O software permite o gerenciamento de informações de estoque, vendas e clientes, acessando dados com facilidade e em um só lugar. Além disso, a ferramenta possibilita automatizar o processamento de pedidos, cobrança, envio, entre outros.

O investimento em um sistema de gerenciamento de pedido também vale a pena porque elimina tarefas manuais. Na prática, isso implica em uma redução de erros, economia de recursos e de tempo.

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5. Otimize os processos de picking e packing

Picking significa “separação” e packing quer dizer “embalagem”. Para ter maior rapidez no processamento do pedido, recomenda-se otimizar essas atividades, conseguindo realizá-las no menor tempo possível.

Mas como fazer essa otimização? Existem diferentes formas, sendo uma delas escolher um tipo de picking que seja mais adequado ao seu negócio. Há métodos de separação por lote, zona, onda e discreto.

Também existe a possibilidade de automatizar os processos, principalmente os de picking. Neste caso, considere a automatização de deslocamentos e transporte interno das mercadorias.

Há a possibilidade de automatizar a etapa da embalagem, usando soluções como uma máquina de embalar industrial. Este é um investimento que ajuda a reduzir custos e aumentar a velocidade de embalagem, sem comprometer a qualidade.

6. Faça a integração com fornecedores e transportadoras

Quer ganhar ainda mais rapidez no processo? Então, não deixe de realizar a integração com fornecedores e transportadoras. Ao efetuá-la, é possível trocar informações entre sistemas de forma automática, rápida e com possibilidade de erro reduzida.

Além disso, inicia-se processos automaticamente, sem depender de um funcionário para isso. Também é possível utilizar a integração para comunicação com fornecedores e transportadoras, solicitação de orçamentos, conferência de status de encomendas, entre outros.

A integração logística pode ser feita entre sistemas, sendo uma das mais utilizadas a integração via API (Application Programming Interface, que pode ser traduzido como Interface de Programação de Aplicações).

7. Faça parceria com mais de uma transportadora

Depender de somente uma transportadora não é interessante, principalmente se ela não entrega os pedidos no prazo. Neste caso, o ideal é que tenha parceria com mais de uma empresa, o que também possibilitará disponibilizar mais opções de frete ao cliente.

8. Terceirize a logística

Outra forma eficiente de agilizar o processamento de pedidos de seu e-commerce é terceirizar a logística. Ao fazer esse investimento, você delega a operação a uma empresa especialista, que trabalha com processos padronizados e tecnológicos.

Na prática, isso significa que sua operação se torna mais enxuta, além de automatizada, com menor possibilidade de erro e de retrabalho. Isso impacta diretamente nos custos da operação, ajudando a reduzi-los.

Uma das soluções mais eficientes para terceirização logística é o fulfillment, que cuida de toda a operação, desde o armazenamento de mercadorias até o despacho para o cliente.

Tem interesse nesse serviço? A Roger Fulfillment é a melhor parceira logística que seu negócio pode ter! Somos especializados em fulfillment e realizamos a recepção e armazenamento da mercadoria, a separação e embalagem, gerenciamento de inventário e despacho, disponibilização de rastreio e logística reversa.

Todos esses processos são padronizados e automatizados e ainda garantimos acesso a uma plataforma 100% digital para monitoramento de estoque. Somos uma empresa de fulfillment em São Paulo e outras localidades. Conheça e garanta para seu negócio!

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