BLOG

16 de junho de 2023
Compartilhe:

O que considerar antes de abrir uma dark store

Saiba o que considerar antes de abrir uma dark store e quais são as vantagens oferece para o seu e-commerce!

O que você vai encontrar neste artigo:

A dark store ganhou popularidade no comércio digital nos últimos anos, surgindo como uma solução que ajuda a otimizar a logística e operação, bem como a reduzir custos dessa área.

Tem interesse em fazer esse investimento para seu negócio? Então, saiba que é importante considerar pontos essenciais para abrir uma dark store. A seguir, você descobre quais são! Continue a leitura e confira tudo o que precisa saber!

imagem de uma dark store com 2 trabalhadores andando entre o estoque

O que é uma dark store?

Dark store é um nome inglês que significa “loja escura”, para indicar que o local é invisível aos olhos dos clientes. São espécies de lojas fechadas ao público, que funcionam como um centro de distribuição, envolvendo as atividades de armazenagem, separação, embalagem, despacho e entrega de pedidos feitos online.

Essa solução se diferencia de um centro de distribuição tradicional na localização e no espaço físico. Ela geralmente tem o tamanho de uma loja e está situada em áreas urbanas com alta densidade populacional. Para comparação, um centro de distribuição tradicional normalmente é maior e está mais distante de centros urbanos.

É justamente a localização da dark store que proporciona vantagens especiais para a empresa, sobretudo no que se refere à otimização logística e redução de custos de last mile (última milha).

Por que investir nesse serviço?

O investimento em armazenagem de produtos em uma dark store compensa porque a empresa consegue ver vantagens na logística e financeiras. Abaixo, você conhece algumas das principais:

Entrega mais rápida

Como o armazém logístico está mais próximo do cliente final, reduz-se a distância entre o pedido e seu comprador. Assim, é possível realizar entregas mais rápidas, com possibilidade de oferecer a same day delivery (entrega no mesmo dia).

Diferencial de mercado para vender mais

A dark store possibilita que a loja disponibilize a same day delivery, que é um importante diferencial de mercado. Não é para menos, afinal, o cliente tende a preferir o e-commerce que faz a entrega no menor prazo, em um menor custo. Portanto, ao implementá-la há uma maior chance de vender mais, destacando-se entre seus concorrentes.

Redução de custos operacionais

A solução também é perfeita para empresas que estão em busca de formas de reduzir seus custos operacionais, sobretudo os logísticos.

Vale lembrar que o estoque da empresa fica próximo do cliente final, o que diminui o custo de transporte. Além disso, a empresa consegue oferecer fretes mais competitivos para seus clientes.

Menor impacto ambiental

Como o percurso feito para a entrega do pedido é menor, tem-se uma redução nos danos ambientais relacionados à emissão de carbono. Essa é uma boa solução para empresas que estão em busca de formas de tornar sua operação mais sustentável.

Melhor experiência de compra ao cliente

Com a dark store, a empresa consegue oferecer uma melhor experiência de compra ao cliente, com frete barato, entrega rápida e alta taxa de sucesso do same day delivery. 

Pode não parecer, mas isso faz toda a diferença para o consumidor, afinal, quem é que não gosta de receber seu pedido no mesmo dia, inclusive em poucas horas? 

A finalização do pedido com sucesso ajuda a encantar e fidelizar o cliente, aumentando as chances de que se lembre de seu e-commerce quando precisar de produtos e volte para fazer compras.

Leia também:

>>> Como a dark store ajuda a reduzir os custos de armazenamento?

Dark store: o que avaliar antes de abrir uma?

Quer investir em uma dark store, mas não sabe como? Existe alguns pontos que você deve avaliar antes. Preparamos uma lista com os principais! Descubra quais são:

1. Localização do imóvel

A localização do imóvel da dark store é um dos principais pontos, pois é justamente esse detalhe que diferencia essa solução de centros de distribuição tradicionais.

A dark store precisa estar em um centro urbano, ou seja, próximo do cliente final. Para estabelecer a localização ideal, considere o raio de abrangência de pedidos expedidos, o perfil da vizinhança e o custo do imóvel.

2. Estrutura do imóvel

É importante que o imóvel tenha uma estrutura adequada para realizar processos logísticos, abrangendo área apropriada para carga e descarga, sem que demande gastos para instalação.

Também considere se zona urbana tem horários de restrição para carga e descarga, para não enfrentar problemas operacionais que podem comprometer a logística e imagem da empresa.

Se quiser evitar esses problemas, é interessante buscar por imóveis que já funcionaram como comércios, agências bancárias, entre outros, pois tendem a ter estrutura adequada.

3. Modo de operação

O modo de operação da dark store influenciará diretamente no seu layout, expedição de pedidos, recebimento de mercadorias, entre outros detalhes.

Verifique se o imóvel e suas características atendem o modo de operação previamente estabelecido ou se há necessidade de realizar adaptações. Em caso positivo, compare se o custo dessas adaptações compensa.

4. Funcionários

Considere se vai internalizar ou terceirizar os funcionários da operação, tendo em mente os custos envolvidos. Se escolher este último caso, opte pela empresa que oferece um contrato transparente, com SLAs pertinentes à sua operação, entre outros detalhes.

5. Mix de produtos

Faça um estudo para ajudar a estabelecer o mix de produtos da dark store. Leve em consideração a localização, o que os clientes da área compram, quando adquirem, frequência de compra, entre outros detalhes. Assim, conseguirá estabelecer o mix mais adequado.

6. Gerenciamento de pedidos

Defina como será o gerenciamento de pedidos da dark store, para garantir que a unidade receba os de regiões próximas e realmente consiga finalizá-los em curto prazo, com custo reduzido. Neste caso, vale a pena automatizar o gerenciamento, usando sistemas adequados.

7. Indicadores de gestão

Medir sua operação é essencial para saber se ela está funcionando como o esperado. Para isso, defina indicadores de gestão, que poderão possibilitar a identificação dos problemas e corrigi-los com maior precisão. Considere indicadores como giro de estoque, custo, tempo médio de atendimento, entre outros.

Quer implementar a dark store de maneira mais simples, sem ter um custo elevado? A melhor solução é terceirizar! A Roger, empresa especialista em fulfillment, disponibiliza o serviço de dark store, prestando-o com alta qualidade e um preço competitivo.

Aproveite para conhecer e contratar com a Roger Fulfillment, tendo uma dark store de qualidade, com centros de fulfillment em regiões centrais estratégicas e acesso à plataforma exclusiva para gerenciamento de estoque.

Imagem entregador com caixas com a logo da Roger

 

Leia também:

>>> Quais são os diferenciais da dark store da Roger?

>>> Cheklist para começar uma loja virtual

Criação de Sites em Curitiba
Whatsapp