BLOG

17 de janeiro de 2023
Compartilhe:

Checklist para começar uma loja virtual

Quer abrir uma loja virtual? Confira os principais pontos para ter sucesso no seu investimento.

O que você vai encontrar neste artigo:

Você tem interesse em empreender abrindo uma loja virtual? Este é um segmento em crescimento no país, afinal, cada vez mais o consumidor prefere a comodidade de comprar online e receber seu pedido no lugar que quiser!

No entanto, abrir um e-commerce exige atenção a vários detalhes, para garantir uma estrutura completa e segura, evitando surpresas desagradáveis e problemas. Para facilitar esse processo, ter uma checklist faz toda a diferença!

A seguir, apresentamos uma checklist para começar uma loja virtual, com ações e pontos essenciais que você deve se atentar para aumentar as chances de sucesso de seu investimento. Confira!

imagem de uma pessoa realizando compras em loja virtual

1. Defina seu nicho de mercado

Seu passo inicial deve ser definir seu nicho de mercado, isto é, sua área de atuação. Assim, conseguirá entender o perfil de seu cliente e quais são suas necessidades e desejos.

Mas por que isso é importante? Simples: poderá realizar um trabalho focado no seu consumidor, de modo a se destacar entre os concorrentes e a ter mais chance de sucesso.

Para definir o nicho de mercado, é interessante que escolha um assunto pelo qual tenha mais interesse, afinidade ou conhecimento. Por exemplo, você pode abrir uma loja virtual de produtos importados. Também há a opção de vender velas perfumadas, difusores e home sprays de fabricação artesanal, caso saiba fazer esses produtos.

Depois de estabelecer qual o seu nicho de mercado, faça um trabalho de pesquisa para conhecer e entender seu público-alvo. Também pesquise tendências dentro do seu nicho e invista nelas. Paralelamente, estude sua concorrência e defina qual diferencial seu e-commerce terá.

2. Escolha uma plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é fundamental para lançar seu negócio online. Este é um passo de sua checklist para começar uma loja virtual que exige muita atenção e cuidado.

O motivo é simples: é importante ter uma plataforma estável, segura, com navegação simples e possibilidade de personalização do layout. Ela também deve ter integração com meios de pagamento e ferramentas de envio.

Todos esses detalhes fazem a diferença por várias razões. Uma plataforma estável e segura passa uma imagem profissional ao cliente, ganhando credibilidade e maior possibilidade de venda.

Já a navegação simples possibilita que o cliente encontre produtos rapidamente e tenha uma boa experiência em seu e-commerce. Assim, aumenta-se a chance de realizar a compra.

A personalização do layout possibilita diferenciar sua loja online. As integrações com vários meios de pagamento e ferramentas de envio facilitam a operação do e-commerce.

Para definir qual a melhor plataforma, faça simulações e escolha aquela que tem o melhor custo-benefício, considerando as necessidades de seu negócio e estratégias.

3. Crie o nome do e-commerce e cadastre um domínio

Outro passo fundamental de sua checklist é definir um nome para sua loja virtual e cadastrar o domínio, que é o endereço do e-commerce na internet. Pode parecer uma tarefa simples, mas não é tanto assim.

O nome da loja deve comunicar o produto ou produtos, bem como ser atrativo para seu público-alvo. O ideal é que faça uma lista com opções de nomes, dando preferência para os que sejam objetivos, para facilitar que sua loja seja encontrada em redes sociais e mecanismos de busca.

Não se esqueça de pesquisar se o nome eleito está disponível para registro. Depois, faça o cadastro do domínio, seja usando um tipo genérico (.com) ou territorial (.br).

Leia também:

>>> Por que e como vender em marketplaces?

4. Personalize seu e-commerce

A personalização é importante para customizar o site, proporcionando uma experiência de qualidade para seu cliente. Existem alguns pontos essenciais aos quais você deve se atentar.

Um deles é ter fotos de qualidade de seus produtos, passando uma imagem profissional para o consumidor. Além disso, faça uma descrição adequada de cada um deles.

Os textos devem ser informativos, ajudando o consumidor na decisão de compra. Atraia sua atenção, seja claro e conciso, e coloque características físicas do produto. Aproveite, também, para organizar as mercadorias por categoria, facilitando que o cliente as encontre.

5. Configure os meios de pagamento e de envio

Após customizar sua loja, deve-se configurar os meios de pagamento e envio. No que se refere ao primeiro, pesquise por gateways e intermediadores mais adequados ao seu negócio, com base em suas necessidades.

Na sua escolha, considere detalhes como taxa por transação, prazo para recebimento, mecanismos antifraude oferecidos, checkout e cadastro descomplicados.

Sobre os meios de envio, o ideal é que escolha os que tenham o melhor custo-benefício considerando a experiência do cliente. Uma entrega rápida e no prazo ajuda nas taxas de fidelização, criando uma imagem positiva da empresa.

Ao escolher os meios de envio, leve em consideração o peso e tamanho de suas mercadorias, área de cobertura do parceiro logístico, preços e logística reversa.

6. Escolha seus fornecedores

A escolha dos fornecedores deve ser feita com cuidado, para evitar prejuízos. Sempre analise quais são os modelos de fornecimento, capacidades, prazos, preços e diferenciais do fornecedor.

Você deve considerar fornecedores de mercadorias e de serviços, de acordo com a necessidade de seu negócio. Especificamente no que se refere aos serviços, dê uma atenção especial aos de logística.

Não é para menos, afinal, uma logística que funciona corretamente proporciona uma boa experiência de compra ao cliente, o que ajuda a fidelizá-lo e aumenta a possibilidade de recompra.

Para ter uma logística para e-commerce de qualidade, a um custo reduzido e com maior margem de lucro, terceirize o seu fulfillment. Assim, toda a operação logística será feita por especialistas, garantindo a excelência do processo por um custo acessível, sem precisar fazer grandes investimentos em infraestrutura e profissionais.

Também é possível contar com fornecedores e parceiros logísticos para armazenamento em dark store. Trata-se de um serviço de estoque de produtos em áreas urbanas, mantendo sua mercadoria perto de seu cliente final.

Com a dark store é possível reduzir custos de entrega, especialmente os de última milha. Essa alternativa de armazenamento possibilita oferecer a entrega no mesmo dia, que é um diferencial de mercado e atrai mais clientes.

A Roger é especialista em fulfillment e dark store, garantindo-lhe serviços de alta qualidade. Ao contratá-los, o cliente tem acesso à plataforma Roger e pode acompanhar a operação logística em tempo real, bem como fazer a gestão de estoque com maior facilidade e exatidão. Conheça e conte com a Roger como parceira!

Imagem banner escrito conte conosco para alavancar os seus negócios

Leia também:

>>> Como reduzir os custos com logística em 2023

>>> Importância de uma entrega rápida para o seu e-commerce

Criação de Sites em Curitiba
Whatsapp