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30 de agosto de 2022
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Por que e como vender em marketplaces?

Confira as principais vantagens que eles oferecem para os lojistas.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é marketplace?
  • Como o marketplace funciona?
  • Por que vender em marketplace? Conheça as vantagens!
  • Como vender em marketplace?

     

    Está pensando em abrir um e-commerce, mas não sabe por onde começar? Vender em marketplaces é uma ótima opção! Trata-se de uma solução que oferece vantagens especiais em curto e longo prazos.

    A seguir, você descobre o que é marketplace, como funciona, quais são suas principais vantagens e como começar a vender em um. Acompanhe!

    Imagem de um celular com um ícone de carrinho de compras em cima

    O que é marketplace?

    A princípio, é importante saber o que é marketplace. Trata-se de um modelo de negócio digital que conecta o consumidor ao vendedor por meio de uma plataforma virtual.

    O marketplace reúne vários lojistas e possui uma ampla variedade de produtos. Assim, o cliente consegue encontrar tudo o que precisa em apenas uma plataforma, tendo maior praticidade nas compras.

    Há uma grande variedade de marketplaces, alguns generalistas e alguns atendendo diferentes nichos de mercado (focados em um setor específico de atividade). Entre os principais e mais conhecidos marketplaces generalistas estão a Mercado Livre, Amazon, Lojas Americanas, Shopee e Magazine Luiza, Aliexpress, por exemplo. Alguns marketplaces são de nicho, como por exemplo Madeiramadeira, Enjoei, Elo7, Dafiti, Netshoes.

    Como o marketplace funciona?

    Para entender como o marketplace funciona, é importante saber que ele é composto por três partes principais que se relacionam direta ou indiretamente: os gestores da plataforma, os lojistas e os clientes. 

    Os gestores de marketplace são responsáveis pelo gerenciamento da plataforma, disponibilizando o espaço de vendas para lojistas. Eles oferecem a tecnologia aos empreendedores, bem como serviços de publicidade.

    Os lojistas são os empreendedores que expõem seus produtos no marketplace. Eles utilizam os serviços da plataforma, conseguindo vender online sem fazer um investimento alto em tecnologia. 

    No entanto, esse serviço não é de graça! Normalmente, o cadastro na plataforma é gratuito, mas há cobrança de uma comissão sobre as vendas ou de uma taxa mensal fixa.

    Os clientes, por sua vez, são os consumidores que utilizam o marketplace para comprar, buscando gratuitamente os produtos que precisam. Conta com a facilidade de compra junto a mais de um lojista fazendo um pagamento único.

    Por que vender em marketplace? Conheça as vantagens!

    Marketplaces são frequentemente percebidos como concorrentes pelos lojistas on-line. No entanto, esses marketplaces estão cheios de oportunidades para Sellers e marcas digitais que desejam desenvolver seus negócios… desde que o façam da maneira certa! Vender seus produtos em marketplaces pode trazer muitos benefícios:

    Visibilidade e desenvolvimento de uma fonte de renda adicional

    De maneira geral, os marketplaces são sites consolidados e conhecidos, que recebem uma grande quantidade de visitantes diariamente. 

    Essas plataformas são extremamente poderosas em termos de atração de tráfego para a plataforma, com uma base fiel de consumidores. Isso representa uma oportunidade para o e-commerce/seller que deseja diversificar suas receitas, aumentar sua notoriedade e acessar com força e rapidez seu público-alvo e aparecer nas buscas de quem não conhece sua marca. Toda marca digital sabe que adquirir tráfego nu canal de venda próprio (tipo loja-online) é uma luta diária.

    Os marketplaces permitem que o seller venda seus produtos para consumidores online que talvez ainda não estejam familiarizados com sua marca e seus produtos. 

    Quando o lojista  decide vender no ambiente de um marketplace, ele aumenta sua base de clientes e consegue realizar diferentes ações de marketing para fazê-los descobrir o canal de venda próprio da sua loja e fidelizá-los com experiências diferenciadas, por exemplo.

    Mais chance de venda

    A visibilidade que a plataforma proporciona faz com que o lojista tenha uma maior chance de vender. Isso faz toda a diferença, principalmente no início das operações da empresa, quando ainda não é conhecida ou no lançamento de novos produtos.

    Como está no marketplace, o consumidor se sente mais seguro em comprar com o lojista. Por isso, disponibilizar os produtos na plataforma impacta positivamente nas taxas de conversão e no faturamento do negócio.

    Baixo custo inicial e mais flexibilidade, minimizando seus riscos financeiros

    Uma das vantagens mais expressivas de usar marketplaces como canais de venda para seu negócio é o baixo custo inicial que se tem.

    O motivo disso é simples: os marketplaces são otimizados para que as operações sejam feitas de forma simples e flexível com processos intuitivos tanto para o consumidor (navegação no site, escolha de meios de pagamento, prazos de entrega), que para o Seller (cadastro do seu catálogo de produtos, controle de estoque, análise de performance da sua loja). Ou seja, os marketplaces dispõem de infraestruturas e meios para oferecer uma experiência de venda profissional aos seus clientes a todos os níveis.

    Portanto, é possível iniciar seu negócio sem ter custos exorbitantes logo no começo, como os que se tem ao construir um e-commerce do zero. 

    Maior alcance, um primeiro passo para escalabilidade

    A plataforma de marketplace se caracteriza por viabilizar que o lojista tenha maior alcance, atingindo seu cliente em escala e também um público diversificado. Alguns marketplaces são internacionais e têm um grande público em muitos países. Os marketplaces permitem alcançar um grande número de clientes e expandir suas vendas sem que sejam necessários grandes investimentos.

    Logo, o lojista tem capacidade de atrair novos consumidores, inclusive quem não estava procurando sua marca, maximizando a chance de realizar novas vendas e aumentar sua base de clientes. Portanto, eles são uma porta de entrada e uma excelente maneira de começar a vender seus produtos para testar novos produtos e para expandir seu mercado.

    Apurar seu inventário antigo

    Se o lojista precisa vender seu inventário, os marketplaces são uma ótima maneira de se livrar de seus produtos antigos. Por exemplo, uma loja online de roupas que deseja apenas exibir sua nova coleção em seu site próprio pode vender itens não vendidos de suas coleções antigas em marketplaces, sem a necessidade de “poluir” a loja online dele.

    Leia também:

    >>>Como meu e-commerce pode competir com grandes players do varejo online

    Como vender em marketplace?

    Agora que você já conhece o que é e quais são as vantagens desse canal de venda para seu negócio, quer empreender? A concorrência pode ser difícil nos marketplaces. Por isso sua entrada em novos canais e venda como marketplaces deve seguir um certo cuidado. Selecionamos algumas etapas que achamos relevante, confira:

    Escolha o marketplace perfeito e faça seu cadastro

    Seu primeiro passo é escolher o marketplace perfeito, que é aquele que possui melhor custo-benefício, principalmente no que se refere à visibilidade, vendas e taxas. É importante estudar cuidadosamente e selecionar as plataformas que melhor correspondem aos seus alvos, seu posicionamento e seus objetivos.

    É possível estar em mais de uma plataforma! 

    Para fazer seu cadastro,  normalmente, é obrigatório ter CNPJ e informar a classificação do seu negócio, bem como informações de contato. Além disso, é obrigatório que sua loja emita nota fiscal!

    É comum que o marketplace solicite o envio de documentação sobre seu negócio, para verificar se realmente possui CNPJ, qual a situação cadastral, entre outros detalhes.

    De maneira geral, recomenda-se a apresentação da comprovação de inscrição e de situação cadastral do CNPJ, bem como das certidões negativas de débitos e declaração de regime tributário.

    Depois da aprovação dos documentos, o lojista já pode cadastrar seus produtos. Este processo deve ser feito com muito cuidado, com capricho nas descrições e nas imagens do produto, de modo a informar e encantar o cliente.

    Para definir quais produtos vão ser escolhidos para ser vendidos através de marketplaces e o preço, pode utilizar recursos como o Google Trends para identificar o volume de buscas a respeito de determinado produto do seu catálogo. Isso pode oferecer uma visão mais compreensiva sobre a relação de oferta e demanda desse segmento.

    Automatize a gestão das suas lojas marketplaces

    Diversificar sua atividade com vendas marketplaces não deve impedir que você se concentre em seu negócio principal. Em vez de uma gestão manual demorada, existem muitas soluções que permitem automatizar a gestão das suas lojas nos marketplaces: integração de meios de pagamento, integração com transportadoras ou soluções de cotação de frete, gestão da emissão de notas fiscais através de um ERP, como por exemplo BLING, OMIE, TINY.

    Simplifique sua logística: junte seus estoques!

    Na hora de multiplicar os canais de vendas, a logística pode dar dor de cabeça para o Seller: preparação das encomendas, impressão de etiquetas, gestão profissional do seu inventário e alertas de nível de estoque, horários de coleta, etc.

    Tenha em mente que nada adianta ter visibilidade e gerar oportunidade de venda, se a logística de seu negócio é precária, com fretes caros e prazos de entrega longos.

    É preciso pensar em todo o processo de logística de ponta a ponta, cuidando da gestão de estoque, separação dos pedidos, embalagem e preparação das encomendas, imprimir as notas fiscais e etiquetas de transporte, despachar para transportadoras, entre outras atividades.

    Mais praticidade na logística e melhor experiência para o seu cliente

    Imagem de algumas embalagens com a logomarca da Roger

    Contrate uma empresa de fulfillment para cuidar da sua operação de logística e-commerce. Caso não tenha espaço adequado para armazenamento de mercadorias, é possível contratar o serviço da Roger, que oferece uma área perfeita para esse fim, em áreas urbanas, próxima do cliente final e dos centros de coleta. 

    Uma das principais vantagens do fulfillment é o padrão de qualidade na preparação das encomendas e-commerce, com um sistema integrado aos ERPS BLING, TINY e OMIE e a redução de custos operacionais.

    Na Roger, você encontra soluções completas para o seu negócio, prestados com excelência e foco em proporcionar a melhor experiência ao cliente. Fale conosco e solicite um orçamento!

    Leia também:

    >>>O que é fulfillment? saiba como a Roger pode ajudar o seu negócio

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