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27 de outubro de 2023
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Estratégias para gerenciar picos de demanda e manter a qualidade da entrega

Descubra estratégias infalíveis para gerenciar picos de demanda em e-commerce, sem comprometimento da qualidade da entrega de pedidos.

O que você vai encontrar neste artigo:

Os picos de demanda, que são muito comuns em períodos sazonais e datas comemorativas, são oportunidades ótimas para o e-commerce vender mais e aumentar sua lucratividade.

No entanto, é preciso ficar atento a um detalhe muito importante: a qualidade da entrega. O e-commerce deve realizá-la no prazo, garantindo que o produto chegue em perfeito estado. Isso é possível ao gerenciar picos de demanda de modo adequado.

Mas como fazer esse gerenciamento de picos de demanda com excelência? Há estratégias infalíveis para te ajudar nesse processo. Aqui, apresentamos as principais. Continue a leitura para descobri-las e adotá-las em seu e-commerce!

imagem de um homem oriental de macacão laranja fazendo sinal de positivo com a mão na frente de caixas para entrega

O que são picos de demanda?

Antes de conferir as estratégias, é importante saber o que são picos de demanda. Trata-se de períodos em que o e-commerce tem um volume maior de vendas. Bons exemplos são a Black Friday, Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

São datas e períodos comemorativos comerciais, que estimulam o consumo, seja para comprar algo para si ou para presentear. Daí o motivo para o maior volume de vendas.

Além disso, o momento do mercado também pode levar a picos de demanda. Para exemplificar, basta considerar o aumento das vendas online durante o período de isolamento da pandemia de covid-19. O consumidor passou a comprar mais online, tendo uma alteração de comportamento importante.

Os picos de demanda podem aumentar expressivamente o faturamento e a lucratividade do e-commerce, desde que se tenha um cuidado especial com a logística e mantenha a qualidade na entrega.

Por que é importante ter qualidade na entrega nesse período?

Afinal, por que é crucial garantir a qualidade na entrega durante os picos de demandas e alta das vendas? Simples: é possível evitar problemas logísticos e proporcionar uma experiência excepcional para o cliente.

Ao receber o pedido no prazo e em bom estado, o e-commerce aumenta as chances de fidelizar esse cliente. Com isso, há uma maior chance de que retorne à loja para novas compras após o período de pico, inclusive de que indique a empresa a conhecidos.

Dessa forma, o e-commerce consegue realizar vendas recorrentes, bem como captar novas oportunidades de negócio sem ter um custo direto e elevado para isso.

Esses não são os únicos benefícios! Ter um gerenciamento de picos de demanda possibilita que o e-commerce possua uma logística eficiente ao menor custo possível. Assim, pode ter uma maior lucratividade nesse período.

Como garantir a qualidade na entrega em picos de demanda?

Depois de conhecer a importância da qualidade na entrega nesse período, resta uma dúvida: como garanti-la? A seguir, apresentamos estratégias que ajudam a lidar com picos de demanda sazonais, tendo uma logística para e-commerce eficiente. Confira:

1. Faça um planejamento

O planejamento é essencial para lidar com a alta demanda, evitando problemas, inclusive a perda de vendas. Ele deve envolver a previsão de estoque para atender o período, bem como a logística de armazenagem.

Também é primordial que o planejamento contemple ações como a compra de produtos, a negociação com fornecedores e a realização de parcerias com transportadoras confiáveis.

Procure se planejar com meses de antecedência, para conseguir melhores condições de negociação com fornecedores e ter mais tempo para lidar com imprevistos. 

2. Automatize processos

Ao automatizar, elimina-se tarefas repetitivas e manuais, o que aumenta a eficiência operacional e reduz erros. O sistema de gestão de inventário e pedidos é uma excelente alternativa para se adotar. 

Com essa tecnologia, poderá rastrear pedidos e estoque com facilidade em tempo real, além de ter acesso a dados confiáveis para tomar decisões e solucionar problemas rapidamente.

Leia também:

>>> Dicas para escolher seu parceiro de logística ideal para o seu negócio

3. Use um centro de distribuição com localização estratégica

A localização estratégica do centro de distribuição possibilita agilizar a entrega e reduzir custos logísticos. Ao escolhê-lo, prefira o que fica mais perto do cliente final, como centros logísticos próximos de áreas urbanas.

4. Tenha um cuidado extra com as embalagens

Na entrega de qualidade, os produtos devem chegar em perfeito estado ao cliente. Por isso, dê uma atenção maior às embalagens, que devem ser adequadas ao tipo de produto transportado, protegendo-o eficazmente.

5. Utilize transportadoras competentes

Parte do sucesso da entrega está na transportadora. Prefira as confiáveis e competentes, que trabalham com cuidado no manuseio e movimentação de produtos, inclusive que foque no cumprimento de prazos.

6. Terceirize a operação

Quer ter uma logística para e-commerce eficiente, com entregas no prazo, no menor custo e sem ter muito trabalho para isso? Então, a melhor solução é terceirizar a operação.

A dark store e-commerce é o serviço perfeito para atender seu negócio em picos de demanda. Ela aumenta a capacidade de armazenamento e mantém o estoque seguro, em um centro de distribuição perto de uma área urbana central.

Assim, o e-commerce reduz custos com transporte e acelera a entrega, realizando-a no prazo. Quer contar com esses benefícios? A Roger disponibiliza o serviço de dark store e é o parceiro de logística terceirizada ideal para atender seu negócio. Conheça e garanta essa facilidade!

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