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24 de outubro de 2023
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Dark store: a solução para o seu e-commerce na Black Friday

Descubra quais são os benefícios que a dark store proporciona para o e-commerce na Black Friday e entenda o porquê investir na solução.

O que você vai encontrar neste artigo:

A dark store é uma aliada de e-commerces na Black Friday. Com ela, é possível aumentar a capacidade de armazenamento da loja online, mantendo o estoque em um local seguro e estratégico.

Além disso, a dark store e-commerce contribui para entregas rápidas, com alta taxa de sucesso. Por isso, é a solução perfeita para sua loja online nesta Black Friday, garantindo um processo logístico eficiente.

Ainda não conhece o que é a dark store? Então, você está no lugar certo! Aqui, explicamos o que é e quais são os benefícios que oferece às lojas online na Black Friday. Continue a leitura e descubra!

imagem de um carrinho com presentes ao lado de um relógio vermelho e com as escritas Black Friday em preto com fundo preto

O que é a dark store?

O nome, que tem origem inglesa, pode ser traduzido como “loja escura”. No comércio eletrônico, dark store é uma espécie de estabelecimento parecido com uma loja física, mas que atende somente a pedidos de e-commerces. 

Portanto, não há atendimento presencial ao público. O local é utilizado exclusivamente para armazenamento de estoque, separação e embalagem de produtos, bem como despacho de pedidos online.

Justamente por isso, a dark store também é considerada uma solução logística para e-commerce. Ela viabiliza que lojas online tenham um espaço adequado para armazenamento a um custo acessível, menor do que alugar um galpão para guardar estoque.

Outra característica marcante dessa solução é sua localização estratégica. A loja dark store fica próxima de uma área urbana central, logo, perto do cliente final. Isso colabora para que a entrega de pedidos aconteça no prazo, mesmo que curto.

Benefícios da dark store na Black Friday

A implementação da dark store proporciona benefícios únicos para o e-commerce na Black Friday, viabilizando uma logística de qualidade. Veja, a seguir, o que sua loja online garante ao utilizar o serviço:

Atendimento rápido e eficiente de pedidos

A solução se destaca por ter centro logístico em localização estratégica, perto do cliente final. Além disso, adota processos ágeis de separação, embalagem e despacho do pedido. 

Com isso, o e-commerce pode disponibilizar fretes rápidos aos clientes com preços mais competitivos. Isso faz a diferença nas vendas, aumentando a taxa de conversão, pois os clientes preferem comprar com quem entrega rápido e ao menor custo.

A eficiência na entrega, com cumprimento de prazos, possibilita que o e-commerce ofereça uma experiência encantadora ao cliente. Dessa forma, garante uma boa lembrança da marca e aumenta as chances de fidelizá-lo.

Diminuição do tempo de entrega

Com a dark store, o e-commerce pode trabalhar com tempos de entrega mais curtos, como a same day delivery (entrega no mesmo dia). Isso se deve ao fato de o estoque estar próximo ao cliente, encurtando a distância que se percorre para entrega.

A same day delivery é um diferencial de mercado, porque o cliente dá preferência ao e-commerce que entrega o pedido o quanto antes. Portanto, oferecer essa modalidade pode ajudar sua loja online a vender mais na Black Friday.

Aumento da capacidade de armazenamento

Na Black Friday, os e-commerces vendem mais e precisam de uma área de armazenamento maior para manter seu estoque. É aí que a dark store surge como solução ideal.

Ela aumenta a capacidade de armazenamento, ainda que temporariamente, possibilitando que a loja online mantenha seu estoque em um espaço adequado. O melhor? Por um preço acessível em comparação a serviços de guarda de estoque tradicionais.

Redução de custos de last mile

A last mile, ou última milha, é a etapa em que o pedido sai do centro logístico e vai até o endereço indicado no momento da compra. É uma das etapas mais caras do processo logístico, o que pode comprometer a lucratividade do e-commerce.

No entanto, com a dark store é possível reduzir os custos de last mile. A distância percorrida é menor, o que impacta positivamente nos custos de entrega e nos de logística reversa.

Satisfação do cliente

Quando o e-commerce entrega pedidos no prazo ou antes dele, proporciona uma experiência satisfatória ao cliente. Com isso, aumenta a possibilidade de fidelização, de que retorne à loja online para novas compras e de que indique a empresa para conhecidos.

Leia também:

>>> Como preparar seu e-commerce para a Black Friday

Como implementar a dark store para a Black Friday

A implementação da dark store exige atenção a detalhes específicos para garantir sucesso na ação. Veja, a seguir, o que fazer para usar essa solução como estratégia para a Black Friday:

  • Monte a dark store em um local estratégico, perto de áreas centrais urbanas;
  • Faça a integração de sistemas de gerenciamento de pedidos;
  • Selecione os produtos armazenados na dark store e organize o estoque adequadamente;
  • Invista em equipamentos para facilitar a movimentação de cargas;
  • Monte uma equipe capacitada;
  • Estruture processos logísticos de modo a garantir um bom fluxo e o funcionamento de qualidade a um menor custo.

Quer implementar a dark store com maior praticidade? Então, considere terceirizar o serviço, delegando-o a uma empresa com expertise nessa solução!

Dicas para maximizar os benefícios da dark store na Black Friday

A dark store é uma solução altamente eficaz e existe a possibilidade de maximizar seus benefícios na Black Friday se adotar dicas especiais para isso. Veja, a seguir, quais são:

Invista no gerenciamento de estoque

Ter um gerenciamento do estoque é fundamental para garantir o bom andamento das atividades e evitar a perda de vendas por falta de produto. Portanto, invista nesse gerenciamento, bem como na gestão de inventário

Assim, saberá quanto produto possui em estoque, qual a taxa de giro, entre outras informações que ajudarão a realizar ações comerciais estratégicas, bem como a fazer uma previsão de estoque precisa.

Integre a plataforma de e-commerce e sistema logístico

A integração entre a plataforma de e-commerce e sistema logístico torna os processos muito mais ágeis. É o caso do processamento de pedido, que é automático e inicia o processo de separação, embalagem e envio ao cliente.

Terceirize a logística

A terceirização possibilita delegar processos ou a operação a uma empresa de logística para e-commerce especializada. Assim, garante-se a excelência nas rotinas, com processos rápidos e enxutos, menor custo e entregas no prazo. 

A Roger, empresa especialista em fulfillment, disponibiliza a dark store em São Paulo, oferecendo um serviço personalizado ao cliente. Conheça e garanta para a Black Friday! 

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Leia também:

>>> Dicas para escolher o parceiro de logística ideal para o seu negócio

>>> A localização estratégica das dark stores e o impacto nas entregas

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