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9 de janeiro de 2023
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Como reduzir os custos com logística em 2023

Garanta uma operação de qualidade e muito mais lucrativa para seu e-commerce!

O que você vai encontrar neste artigo:

A logística é fundamental em todo e-commerce! Não é para menos, afinal, graças a ela a empresa consegue ter uma operação eficiente, garantindo que o pedido chegue ao cliente dentro do prazo e com qualidade.

Para que o negócio tenha boa margem de lucro, é essencial que a logística para e-commerce funcione da melhor forma possível a um menor custo. Daí a importância de reduzir custos logísticos.

Está em busca de diminuir os seus, mas não sabe como? Então, confira aqui dicas infalíveis que separamos sobre como reduzir custos com logística em 2023 e adote todas em seu e-commerce!

imagem de carrinho cheio de encomendas

1. Mapeie processos e custos logísticos do e-commerce

Seu passo inicial para reduzir custos logísticos é mapear todos os processos da área, bem como seus custos. Dessa forma, conseguirá identificar gargalos, oportunidades de melhoria e de redução de custo.

De maneira geral, os principais processos e custos de logística são de armazenagem, estoque, manuseio e transporte, especificamente de frete.

Além de identificar oportunidades de melhoria e redução de custos, o mapeamento possibilita que crie metas inteligentes e que sejam fáceis de atingir em curto e médio prazos.

2. Faça o controle e gestão de estoque

Quando o estoque e-commerce é mal gerido, a empresa passa a ter várias falhas no processo, necessidade de retrabalho e custos extras. Além disso, corre-se o risco de perder vendas por uma logística ineficaz.

Portanto, para 2023 faça um controle e gestão de estoque eficientes. Para isso, invista em sistemas automatizados próprios para esse fim e mantenha dados sobre mercadorias sempre atualizados, podendo acompanhar a rotatividade de produtos. Dessa forma, conseguirá ter um melhor planejamento de compras e reposições, bem como um capital de giro maior. 

Para controle e reposição de estoque, implementar o uso da Curva ABC é uma estratégia interessante, ajudando a reduzir custos. Trata-se de uma metodologia que classifica produtos de acordo com sua relevância, com base no faturamento, giro e lucro.

Na Curva ABC, mercadorias relevantes, que têm giro e faturamento maior, sempre são repostas, evitando falta no estoque. Os produtos com demanda menor devem ser repostos e armazenados em quantidades reduzidas. Assim, faz-se uma gestão inteligente de seu estoque e melhor planejamento do orçamento.

3. Invista em sistemas de gestão

Quer reduzir ao máximo a possibilidade de erro e ainda ter dados confiáveis sobre a logística de seu e-commerce? Então, invista em sistemas de gestão para a área.

Assim, terá maior confiabilidade em todo o processo, conseguindo tomar decisões mais assertivas, seja em armazenagem, estoque ou transporte. Com isso, há uma maior chance de reduzir custos e ter uma logística que funciona.

Existem várias tecnologias e sistemas nos quais seu e-commerce pode investir. Uma delas é o ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema que possibilita a gestão de toda a operação, não somente de logística. Ele integra informações de vendas, financeiro e logística.

Outra opção é o WMS. Ou seja, Warehouse Management System. Trata-se de um sistema de gerenciamento de armazém, que controla processos e custos do estoque. Sempre busque um WMS (que seja seu WMS próprio ou o WMS do seu parceiro logístico terceirizado) que ofereça uma integração  integrada a seu ERP, assim você consegue automatizar seu processo.

Por último, mas não menos importante, está o TMS, que significa Transport Management System. É um sistema de gestão de transporte e logística voltado ao monitoramento e otimização de entregas, bem como ao acompanhamento dos gastos envolvidos.

Essas ferramentas são importantes, pois além da gestão adequada e de dados confiáveis também possibilita ter insights sobre melhorias do processo logístico, gerando redução de custo.

4. Diversifique fretes

Quando se fala em logística e transporte para e-commerce, os custos com fretes são os mais altos. Mas há uma forma de reduzi-los: basta diversificar, oferecendo mais de um modo de envio.

Para isso, basta trabalhar com mais de uma transportadora e buscar soluções de entrega que sejam mais vantajosas. Dessa forma, evita-se problemas e imprevistos de ter somente um parceiro logístico. Também é possível negociar acordos e contratos com condições melhores.

Ao diversificar o frete, busque por parceiros logísticos com serviços que tenham o melhor custo-benefício e credibilidade. Assim, aumenta-se a chance de ter eficiência na entrega e segurança.

Leia também:

>>> Como monitorar a qualidade de serviço do seu fulfillment

5. Negocie com seus fornecedores

A negociação permite reduzir custos com a logística da empresa. Para conseguir bons resultados, é essencial ter bom relacionamento com seus fornecedores.

Faça pesquisas de mercado para identificar se existem opções mais vantajosas e negocie valores, bem como formas de pagamento, que sejam mais atrativas.

Na avaliação do fornecedor, considere condições de entrega, sua capacidade de produção, a qualidade de produtos e serviços, além da eficiência na reposição e solução de problemas.

6. Monitore a operação e resultados

O monitoramento da operação e dos resultados é essencial para identificar se ações e otimizações na logística deram certo e geraram redução de custos. Em caso negativo, é possível realizar os ajustes necessários e melhorias em processos.

O gestor ou empreendedor deve, por exemplo, monitorar resultados e despesas com estoque e frete, utilizando métricas e sistemas para facilitar a visualização dos dados e análises. Assim, será mais fácil encontrar oportunidades de melhoria.

7. Capacite sua equipe

Uma equipe capacitada terá uma atuação mais eficiente, com menor índice de erros. Portanto, a logística se torna eficaz e se reduz custos com retrabalhos.

Mas como capacitar sua equipe? Basta realizar treinamentos sobre processos. Inclusive, eles são importantes todas as vezes que realizam mudanças e melhorias, mantendo o time logístico alinhado. 

Imagem mulher fazendo conferencia do estoque com uma planilha na mão

8. Terceirize seu fulfillment

Uma das formas mais eficazes de reduzir custos e ainda garantir uma logística de qualidade é terceirizar o fulfillment para e-commerce. Ele abrange todas as rotinas de logística de sua empresa, delegando-as para um parceiro.

O diferencial é que todas as etapas do fulfillment passarão a ser realizadas por especialistas, garantindo a qualidade do trabalho a um menor custo, sem precisar realizar grandes investimentos.

Ao terceirizar, conte com a Roger, que é empresa de fulfillment especialista e cuida de processos como o recebimento de mercadorias, armazenamento, separação (picking), embalagem (packing), gerenciamento de inventário, despacho e rastreio.

O serviço de fulfillment, da Roger, é perfeito para expandir vendas, ter uma logística que funciona e um parceiro flexível e seguro nessa operação. Assim, garantirá uma experiência encantadora ao seu cliente e ainda reduzirá custos logísticos. Aproveite para conhecer e contratar a Roger!

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